Neste Natal, cuide de si, faça um rastreio !

A prevalência da diabetes na população portuguesa entre os 20 e os 79 anos é de 13,1%, o que significa que mais de 1 milhão de portugueses nesta faixa etária tem diabetes. Em 2014 a diabetes esteve na origem de 4% das mortes que ocorreram em Portugal.

A Diabetes Mellitus, usualmente conhecida como diabetes, é uma doença crónica caracterizada por um aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue, o qual se dá pelo nome de hiperglicemia. A glicose é a principal fonte de energia do nosso organismo e é obtida tanto pela alimentação como produzida pelo fígado. A quantidade de glicose dissolvida no sangue denomina-se por glicemia e é apresentada em mg/dL.

No processo de transformação da glicose em energia é necessária a intervenção de uma hormona produzida no pâncreas – a insulina. Porém, o organismo pode produzir insulina em quantidade insuficiente ou até ser resistente à sua ação: surge então a diabetes, que se caracteriza por valores elevados de açúcar no sangue (hiperglicemia).

São estes valores que é preciso conhecer: é fundamental para a prevenção e identificação precoce da doença, mas também para a controlar e avaliar o efeito da terapêutica quando a diabetes já foi diagnosticada.

E que valores são esses? A glicemia mede-se em miligramas por decilitro, sendo os valores normais entre 70 e 110 mg/dl em jejum e inferiores a 140 mg/dl duas horas após as refeições.

Venha ter connosco dia 17 Dezembro para realizar um rastreio gratuito da Diabetes:

  • Veja se tem a dodiabetesença controlada
  • Conheça os fatores de risco para o desenvolvimento da doença
  • Trate de si, neste Natal ponha a sua saúde à frente.
  • Inscreva-se:

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s