Pequeno Almoço – Sempre !

A refeição mais importante do dia torna-se ainda mais crucial, quando se trata de incutir hábitos saudáveis nos mais pequenos.

O pequeno-almoço proporciona ao organismo a energia e os nutrientes necessários para iniciar o dia, devendo corresponder a 20% da energia diária consumida. Quando incompleto, o pequeno-almoço pode ser responsável por menores níveis de atenção nas crianças e, consequentemente, resultar em insucesso escolar. Como tal, deve ser completo, equilibrado e variado, rico em hidratos de carbono de absorção lenta e em proteínas e pobre em gorduras. Por isso mesmo, laticínios, cereais integrais e fruta são os alimentos que não devem falhar ao pequeno-almoço.

As fontes de cereais como o pão, as tostas ou os cereais de pequeno-almoço devem ser, preferencialmente, de cor escura, por serem mais ricos em fibras, vitaminas e minerais. Pode optar por muesli ou cereais com pouco teor de açúcar, servidos com leite meio-gordo e fruta aos pedacinhos ou acompanhados de um copo de sumo natural. Os pais poderão optar pelo leite magro.

Procure evitar o copo de leite com chocolate ou café acompanhado do pão branco barrado com manteiga, assim como os cereais para crianças, geralmente muito ricos em açúcar.

O pequeno-almoço deve ser tomado na primeira meia-hora após acordar e, preferencialmente, em casa. Ao optar por fazer esta refeição em casa, além de incentivar o convívio familiar, está a contribuir para a economia da família.

Pela sua saúde e pela dos seus, opte por um pequeno-almoço em casa: saudável, económico e adaptado aos gostos e necessidades de cada elemento da família!

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